domingo, 14 de julho de 2013

Pé Diabético


                                       
                           
Pé diabético é quando ocorre uma serie de alterações nos pés de um paciente com diabete mellitus. Essas alterações são anatomopatológicas e neurológicas periféricas.
O individuo com diabetes, quando não consegue controlar o nível de açúcar no sangue, pode sofrer uma serie de complicações que incluem: problemas circulatórios que podem ocasionar o entupimento ou a oclusão de um vaso sanguíneo , neuropatia diabética que causa problemas nos nervos que nesse caso se localizam nos pés , e infecções causadas pelo fato de que a pessoa, que esta com problema nos nervos, não sente uma parte do pé e consequentemente não percebe inúmeras feridas presentes nele que acabam infeccionando.
            Os sintomas do pé diabético incluem formigamento e inchaço  dos pés e pernas, pés azulados e ressecados, sensibilidade térmica reduzida, feridas e mau odor gerado por elas. Se não tratada pode levar a uma infecção secundaria que é muito mais difícil de ser tratada, gangrena e a amputação do pé.
            Os locais do pé mais propícios a essa condição são os dedos devido a pressão que sofrem, os sulcos interdigitais pois são um local propicio a cortes e fungos, a região distal do pé e a região medial do pé devido ao apoio sofrido.
            O tratamento consiste basicamente em tratar as feridas e infecções secundarias com cuidados locais e também com o alivio da compressão sanguínea. Mas o melhor a se fazer é prevenir limpando bem os pé, olhar diariamente ele para evitar que feridas se compliquem, manutenção dos níveis de glicose do sangue , usar meias sem costura para que não comprimam o pé e cortar sempre as unhas.
                                                  
                                     
            Portanto a melhor solução para o portador de diabetes é sempre prevenir para que essa condição não ocorra pois suas complicações trazem um grande risco.
                                                                                   #vamossalvarvidas, Ana Carolina Plá



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe suas dúvidas e comentários sobre o blog :)