domingo, 14 de julho de 2013

Transplante de pâncreas

          Os diabéticos tipo 1, insulinodependentes, podem recorrer ao transplante de pâncreas, já que as células beta do seu pâncreas endócrino não produz insulina, obtendo assim um órgão saudável e uma melhor qualidade de vida. É indicado para os pacientes que precisam de transplante renal, ou que já se submeteram a ele; pacientes que não apresentam obesidade nem resistência à insulina; adultos com idade entre 18 e 60 anos; pessoas com ausência de falência de outro órgão que não seja o rim; entre outros.
          As indicações de transplante de pâncreas são:
- Transplante de pâncreas e rim simultâneos: Transplanta-se o pâncreas e o rim. Indicado para diabéticos com comprometimento dos rins, ou seja, falência renal por complicações da doença.
- Transplante de pâncreas após o de rim: Diabéticos que já passaram por um transplante de rim mas que continuam apresentando complicações do Diabetes Mellitus.
- Transplante de pâncreas isolado: Pacientes com função renal ainda preservada mas que o diabetes é de difícil controle, apresentando muitas crises de cetoacidose, hipoglicemias e outras complicações secundárias.
          O transplante não é indicado para as fases iniciais da doença. Já um outro ponto que precisa ser ressaltado é que, o pâncreas possui duas funções que são a endócrina, que secreta hormônios; e a exócrina, que auxilia na digestão, mas a parte que é retirada é apenas a endócrina, a parte exócrina do órgão nativo continua ativa.
          Mesmo que haja muitos riscos envolvidos é visível uma melhora na perspetiva de vida naqueles que tiveram cirurgias e um pós-operatório bem sucedidos.


Em agosto de 2012 houve um encontro de especialistas da área da saúde para comemorar 500 anos de transplantes de pâncreas

#vamossalvarvidas, Luana Rodrigues


http://www.huwc.ufc.br/arquivos/biblioteca_cientifica/File/DIM/PROTOCOLOS%20CLINICOS%20HUWC/transplantepancreas.pdf
http://www.cdto.med.br/index.php?option=com_content&view=category&layout=blog&id=21&Itemid=16

     
         

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe suas dúvidas e comentários sobre o blog :)