As indicações de transplante de pâncreas são:
- Transplante de pâncreas e rim simultâneos: Transplanta-se o pâncreas e o rim. Indicado para diabéticos com comprometimento dos rins, ou seja, falência renal por complicações da doença.
- Transplante de pâncreas após o de rim: Diabéticos que já passaram por um transplante de rim mas que continuam apresentando complicações do Diabetes Mellitus.
- Transplante de pâncreas isolado: Pacientes com função renal ainda preservada mas que o diabetes é de difícil controle, apresentando muitas crises de cetoacidose, hipoglicemias e outras complicações secundárias.
O transplante não é indicado para as fases iniciais da doença. Já um outro ponto que precisa ser ressaltado é que, o pâncreas possui duas funções que são a endócrina, que secreta hormônios; e a exócrina, que auxilia na digestão, mas a parte que é retirada é apenas a endócrina, a parte exócrina do órgão nativo continua ativa.
Mesmo que haja muitos riscos envolvidos é visível uma melhora na perspetiva de vida naqueles que tiveram cirurgias e um pós-operatório bem sucedidos.
Em agosto de 2012 houve um encontro de especialistas da área da saúde para comemorar 500 anos de transplantes de pâncreas
#vamossalvarvidas, Luana Rodrigues
http://www.huwc.ufc.br/arquivos/biblioteca_cientifica/File/DIM/PROTOCOLOS%20CLINICOS%20HUWC/transplantepancreas.pdf
http://www.cdto.med.br/index.php?option=com_content&view=category&layout=blog&id=21&Itemid=16
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe suas dúvidas e comentários sobre o blog :)