terça-feira, 11 de junho de 2013

Insulinoterapia


        Você sabe o que é insulinoterapia? Se ainda não sabe, essa é a hora certa para ficar por dentro do assunto.


         A insulina é um hormônio muito importante para o corpo, pois facilita a entrada de glicose (açúcar) nas células, processo que anteriormente já foi explicado. Insulinoterapia é o tratamento à base de insulina indicado para diabéticos do tipo 1 e também para os diabéticos do tipo 2 (quando não ocorre o controle por meio dos medicamentos orais). Para as diabéticas gestacionais, a prescrição do uso de insulina só ocorrerá quando este controle não é obtido através de dietas e exercícios.
Para as gestantes, o controle glicêmico é muito importante, já que entre as consequências de uma má regulação dos níveis de glicose estão: um grande número de doenças; malformações para o feto (crescimento exagerado, macrossomia); além da chance de ocorrer morte neonatal (morte com menos de 28 dias de idade) e aborto fetal. A insulinoterapia é indicada para as diabéticas do tipo 1 (substituindo o anti-hiperglicemiante, que é uma combinação de drogas com finalidade de controle glicêmico, via oral), associados a dietas e exercícios. Quando não houver um quadro diabético anterior, no caso do diabetes gestacional, prioriza-se o uso de insulina humana.
O diabetes tipo 1 é caracterizado pela dependência de insulina, pois não há produção da mesma pelo organismo: O indivíduo nasce desprovido de células beta no pâncreas endócrino. Assim, para os pacientes desse tipo, a insulinoterapia é a primeira opção, sendo necessário um rígido controle glicêmico e a realização de atividades físicas.
        Nos diabéticos do tipo 2, a insulinoterapia será a segunda opção de tratamento, pois a utilização de estimuladores orais das células beta, secretoras de insulina, já seriam suficientes para a regulação de glicose no sangue. A insulinoterapia em pacientes desse tipo ocasionou casos de hipoglicemia e ganho de peso. Para amenizar esses efeitos é indicada a realização de exercícios físicos.
          Para esses indivíduos, é necessário saber onde se deve aplicar a insulina e como aplicar. O tamanho da agulha, a inclinação e o local a ser injetada a insulina são muito importantes para maior eficácia desse processo.
Locais: Braços, Coxas, Abdômen e Nádegas.
          A aplicação: Para que haja o efeito desejado, recomenda-se que seja aplicada na camada subcutânea da pele (hipoderme). Caso seja aplicada em uma camada muito superficial o efeito é retardado, e caso atinja o músculo a absorção é acelerada. Para isso, há recomendações para cada tipo de agulha: para algumas de maior tamanho é indicada que se faça uma prega cutânea, já para as menores de 4mm e 5mm a prega é dispensada. É necessário em todos os casos que se faça a aplicação com a agulha disposta em um ângulo de 90°.
  •  Limpe bem o local com algodão e álcool;
  •  Faça a prega (se necessária) com apenas dois dedos (os mais indicados são o indicador e o polegar);
  •  Insira a agulha de modo rápido e preciso;
  •  Libere o liquido da seringa;
  •  Espere alguns segundos e retire a agulha. Libere a prega pressionando o local com algodão.
       Percebe-se então que a insulinoterapia, juntamente com a atividade física, é inerente ao tratamento de uma das doenças crônicas que tem assombrado o século XXI. Caso você suspeite ser portador de diabetes, o primeiro passo é procurar um médico e, logo após, informar-se sobre a doença. Nem todos os portadores necessitam de doses de insulina.

                                                                                                                               
                                                                                                                                                           
#vamossalvarvidas, Anna Lis


Referencias Bobliográficas:
http://marivaldojs.blogspot.com.br/2007/11/insulinoterapia.html
http://www.scielo.br/pdf/rbgo/v29n5/a06v29n5.pdf
http://www.projetodiretrizes.org.br/4_volume/13-Diabetes.pdf
http://www.scielo.br/pdf/tce/v19n3/a05v19n3.pdf

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe suas dúvidas e comentários sobre o blog :)