Nível de glicemia
Você sabe o que é Pré-Diabetes? Esse termo faz referência a um estado de saúde no qual o paciente corre um alto risco de desenvolver diabetes tipo 2 e há ausência de sintomas. É um quadro que costuma ser muito frequente na presente sociedade pois as comidas gordurosas e o sedentarismo, que são inerentes à cultura mundial do século XXI, são suas principais causas.
Em breve resumo: para que o corpo evolua para o diabetes tipo 2 ele passa, gradativamente, pela resistência insulínica, síndrome metabólica (leiam sobre essa doença sobre a qual já discorremos no post Resistência à Insulina) e pré-diabetes. Um indivíduo que passa por esses estágios e não procura ajuda médica, cometendo continuamente os mesmo erros em relação à sua saúde, entra no estado de pré-diabetes, um alerta de que o corpo pode desenvolver, rapidamente, diabetes tipo 2.
Um paciente é diagnosticado com pré-diabetes caso apresente glicemia entre 100 e 125 mg/dl em seu exame de sangue, a partir disso já é considerado diabetes. Existem milhões de pessoas no mundo que se encontram no estado de pré-diabetes e não sabem. Pessoas suscetíveis são: as que possuem diabetes no histórico familiar; aquelas acima de 40 anos de idade; obesos; mulheres com Síndrome do Ovário Policístico; e mulheres que tiveram filhos com mais de 4 Kg. Entre as anormalidades do organismo das vítimas estão: a glicemia alta; o ganho fácil de peso; e altas taxas de triglicérides e colesterol. Por causa da deficiência dos receptores de membrana, as células necessitam de mais insulina para que as moléculas de glicose sejam quebradas. Também já pode existir acúmulo de gordura na parede das artérias, alterações cognitivas, câncer e doenças cardíacas.
Caso o paciente não se trate, melhorando sua alimentação através de uma dieta balanceada, fazendo exercícios físicos e consultando seu médico, será inevitável o desenvolvimento do diabetes tipo 2!
O vídeo a seguir está em inglês. Infelizmente, não há legenda:
Coreen Reinhart é nutricionista clínica graduada na Universidade de Manitoba, no Canadá. Nesse vídeo ela coloca uma pergunta em evidência "Como dizer se você é pré-diabético e o que você pode fazer em relação a isso?".
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe suas dúvidas e comentários sobre o blog :)