quinta-feira, 13 de junho de 2013

Tammy Jung: Nova polêmica




         Nesse post falaremos do caso polêmico de Tammy Jung, norte-americana que vive em West Hollywood, na Califórnia, com o namorado, Johan Ubermen. A modelo resolveu se tornar a mulher mais obesa e mais bonita do mundo e anda mantendo uma dieta totalmente desregrada para chegar ao peso desejado. A maior preocupação das pessoas é com sua saúde. É normal/saudável engordar assim?
          Suas alterações metabólicas se resumem em níveis altos de glicose no sangue (por causa da sua alimentação qualitativamente e quantitativamente desbalanceada), além dos níveis altos de insulina, pois o organismo tenta não permitir mudanças bruscas na glicemia, controlando-a com hormônios. Ela pode desenvolver a doença chamada síndrome metabólica, (já explicada no post de resistência insulínica) e chegar a um quadro de pré-diabetes ou diabetes, caso continue com o descuido.
          Existe, atualmente, uma linha de alimentos conhecida como Junk Food. Mas você sabe o que é isso? São as conhecidas “besteiras” ou “porcarias”, alimentos de baixo valor nutritivo (proteico e vitamínico) e alta quantidade de gorduras saturadas, sal e açúcar. Para engordar essa grande quantidade, a jovem Tammy resolveu alimentar-se a base de Junk Foods em sua entrevista: ela diz comer waffles, queijo, salsicha e bacon, só no café da manhã. Mas ela poderia engordar sem usar desses artefatos? Sem comer muitas “besteiras”? A resposta é sim. Toda vez que sua ingestão de alimentos é mais alta que o gasto energético, há um saldo calórico positivo. Assim, se Tammy consome 2500 calorias diárias e só utiliza 500, sobram 2000 para serem armazenadas pelo corpo na forma de tecido adiposo. Aumenta-se significativamente a camada hipodérmica da pele e, consequentemente, o  peso.
          As patologias que ela pode desenvolver são as conhecidas doenças crônicas -doenças que foram protagonistas de uma transição epidemiológica e que ,antigamente, levavam pacientes ao óbito- como obesidade (que é seu objetivo: ser a obesa mais bonita do mundo); e diabetes tipo 2 que está associada a síndrome metabólica (problemas cardiovasculares, hipertensão...). Ela passa a comprometer todos os seus órgãos vitais para atingir seu objetivo.
    Apesar da escolha de Tammy, não é recomendado a ninguém expor o próprio corpo a danos, como os citados, apenas por estética ou competição. A decisão do que fazer com o seu corpo é apenas dela, portanto,  que ela esta empenhada em ganhar peso, deveria fazer do jeito mais saudável possível para seu organismo.
#vamossalvarvidas, Grupo de diabetes

2 comentários:

  1. alguem devia explicar pra moça que ela não vai conseguir se manter linda com todo esse peso extra e os problemas de saúde que vão vir com ele...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Seus amigos próximos e médicos a alertaram sobre os riscos mas parece que ela está decidida a alcançar seu objetivo.

      Excluir

Deixe suas dúvidas e comentários sobre o blog :)